segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sobremesa de Morango e Chocolate

Di, essa é pra ti, que me pediu loucamente o dia inteiro. Pros que nao sabem, Diego comeu essa sobremesa aqui em casa no sábado passado, inclusive foi ele que me ajudou a montar, ficou com a parte dificilima de colocar as folhinhas de hortela. E, embora eu tenha explicado tudim timtim por timtim pra ele e pra Paula, vou escrever, agora.

Prestem atencao, pq é a receita mais difícil que vcs já fizeram na vida. Seriously. Mais difícil do mundo inteiro, mais difícil que fazer caldo de mocotó, bro.

Sobremesa de Morango e CHocolate e Britter de Amendoas

Ingredientes pra uns cinco comerem e ficarem felizes (nós nao ficamos felizes, ficaríamos felizes com o triplo da quantidade que eu fiz, mas blz):

Quatro caixinhas de morango
600ml de creme de leite
3 colh de sopa de acucar, se possível de confeiteiro
4 barras de chocolate BOM (sem ser fraccionado)
400 ml ou 2 caixinhas de creme de leite
200g de laminas de amendoas
folhas de hortela pra decorar

* o creme de leite de cima, se possível, fresco. O de baixo pode ser de caixinha.

Coloque as amendoas em uma peneira e molhe assim, só pra constar que molhou, deixando escorrer em seguida. Polvilhe em cima uma colher de acucar de confeiteiro (se nao tiver, usa cristal ou normal), revire bastante, pra cada lamina ficar envolta. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno quente por alguns minutos. Retire quando comecar a dourar e, com uma espatula, quebre de maneira a soltar as amendoas, que ficarao crocantes.
Se tiver sem paciencia, joga numa frigideira e deixe dourar o acucar e as amendoas, retirando em seguida e quebrando quando esfriar. Nao fica igual, mas fica gostoso.

Derreta as barras de chocolate em uma tigela em banho maria. Adicione 400 ml de creme de leite e incorpore com paciencia, deixando bem sedoso.  Forre um refratário com a mistura. Coloque na geladeira por alguns minutos até endurecer.

Bata o creme de leite fresco por alguns minutos no fouet ou batedeira com duas colheres de sopa de acucar. Se for fresco, vai dar ponto de creme, que é o ideal. Se nao for, que foi o meu caso, SOMENTE adicione o acucar e misture, sem bater. 

Coloque o creme branco por cima do de chocolate previamente resfriado. Se for creme de leite de caixinha, devolva a geladeira pra ele endurecer antes de colocar os morangos picados, se for o fresco, que vai dar ponto de creme, pode adicionar os morangos em seguida. 

Por cima, as amendoas e a hortela e voilá. 

Viram que difíiiiiicil? 

;)

Beijocas!



Com as Sobras - Bolinho de Risoto de Rabada

Sábado recebi os amigos pra passar a tarde aqui e jantar e decidimos fazer um risoto de rabada.
Oras, enquanto trabalhei no restaurante, esse era um dos carros chefes e eu tive que faze-lo uns oito milhoes de vezes, sempre ficava perfeito e quando eu incluia o prato no buffet do final de semana, era o que mais saía.

Mas esse, por algum motivo eu nao gostei.

Esqueci de colocar sal na rabada, entao coloquei no molho, só que coloquei demais, pra salgar a rabada no molho, pensando em completar com água, e na hora esqueci de completar, fiz o risoto com o caldo beeeem puxado no sal. Resultado, odiei. Meus convidados comeram do mesmo jeito e repetiram, mas achei uma merda. Horréeeeeeveeeerrrr quando isso acontece.

GRAZADEUS que antes do jantar servi uns tapas delíiiiiiiiicia, entao valeu por isso. HAHAHAHAHAHA!

Aíiii sobrou o risoto, que depois de gelado ficou mais salgado ainda, e eu nao sabia o que fazer com aquilo.

Entao: a gente nao faz bolinho de arroz? O de risoto tb é muito bom! Até pq é praticamente impossível consumir risoto ( de verdade, com arroz arbóreo ) depois de frio, requentar arroz arbóreo é ruim demais...




Bolinho de Risoto 


O meu foi de risoto de rabada, o seu pode ser de qualquer risoto, ok?

Simples demais:

Misture, no que sobrou do risoto, um ou dois ovos e de o ponto com umas duas a tres colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo e fazendo virar uma massa. Molde, com as maos umidas, bolinhas ou bolinhos recheados ou nao, passe em farinha de rosca e frite.

No caso aí de cima, eu usei, ao invés da farinha de rosca, um pacotinho de torradas Crocantíssimo (e eu nem ganho merchan, hein?!) de tomate seco esmigalhadas e recheei com ricota, cenoura ralada e coentro .

Fritei no óleo de girassol e voilá!



______

Vou te falar que, ainda assim, nao gostei, to achando esse risoto horroroso e intragável... Mas Pablo comeu um monte, aqui.

A Alquimia das Ervas na Minha Canja MUDÉRNA!

"Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém..."

Quem nunca recebeu da avó um prato de sopa de arroz molinho com frango desfiado, cenoura e batatas picadinhas fumegante em resposta a um dia de espirros? A canja é um ícone de todos os tempos e de muitas culturas. Por algum motivo, muitos povos parecem achar que caldo de frango quente faz bem pra saúde. E eu sou mais uma que concorda: nada pode trazer mais aconchego do que um bom prato de sopa quente, especialmente se voce estiver gripado, derrubado, exausto e se o dia for frio e chuvoso. Ai, que combinacao deliciosa. 


Mas eu acho que o velho arroz-frango-batata-cenoura pode ganhar umas combinacoes mais atuais e efetivamente funcionais. Por exemplo, se voce estiver cansado, precisando de animo, por que fazer um pratinho xoxo? Muitas coisas podem te ajudar, muitas ervas podem fazer voce render melhor. O gengibre pode te dar um pique, a salsinha e a cebola podem te fornecer uma vitamina C extra muito útil; batata doce pode te dar um combustivel instantaneo se voce ainda tiver que malhar nesse mesmo dia e estiver sem um pingo de coragem.


Entendem o que eu quero dizer? 


Tá com o nariz entupido, gripou? Use uma pimenta no tempero da sopa, que desentope naruz e abre as vias aéreas, alho, que tem propriedades antibioticas , agriao, que é expectorante... Vc termina o prato de sopa renovado, o nariz funcionando, a pimeta dando uma acelerada no metabolismo, o frio passa...Nao tem pra onde correr, é revigorante! =)


Quer relaxar de uma vez pra dormir? Tempera com alecrim ou hortela, limao e nao coma muito, pode nao usar arroz, substituir por alguma verdura sem carbo... Voce termina o prato confortável, sem aquela sensacao de barriga pesada, relaxado, dali a uma horinha vai dormir confortavelmente e acordar com fome no dia seguinte, disposto a tomar um café da manha decente, que é o ideal. 


Hoje o marido acordou gripado, garganta pinicando, nariz todo entupido... E na hora decidi fazer uma canja-curry pra dar um levante nele. =)




Canja MUdérna da Carol


Para umas 3 pessoas:


1 peito de frango sem pele 
1 cebola grande
1/2 pimentao vermelho
1/2 pimentao amarelo
Uma xícara de massinha pequena (tipo ave maria ou argolinhas, ou mesmo aletria quebrado) ou macarrao japones
1 colher de chá de curry
1 litro caldo de frango (o caldo que sobrou daquele frango de panela que vc fez ontem, joga água nele e vira caldo de frango!)
Salsinha
Cebolinha
150 a 200 ml de leite de coco








Pique cebola, pimentao e os verdes bem picados. 
Refogue em azeite em fogo alto (de preferencia numa wok) a cebola e os pimentoes e em seguida o frango, só pra selar e dar aquela mucrodouradinha, pode deixar ele mal passado. 
Adicione o caldo de frango fervendo, o curry em pó e a massa. 
Deixe ferver o tempo que a massa tiver que cozinhar, e só acompanhar no pacote. Um minuto antes do tempo acabar, jogue o leite de coco e metade das ervas picadas. Acerte o sal.
Ao servir, salpique o resto dos verdinhos picados. 

Na foto da minha beleeeza de celular, abstraiam! E sem ervinhas salpicadas ainda, que só lembrei depois =/




O leite de coco ajuda a dar um pique que vcs nao acreditam! Tentem!









terça-feira, 25 de outubro de 2011

Salada de Feijao Branco e Atum

Queridos, ainda estou sem acentos no teclado do marido - nao sei lidaaaaar! - , só achei o agudo e olhe lá. Entao relevem MESMO.

Entao, está oficialmente aberta a temporada de saladas nesta casa! Adoro quando o clima de verao vem chegando e o pique pra saladear volta com forca total! Pq, convenhamos, lavar milhoes de vegetais na água fria do inverno dói a alma, né?

Hoje a bola da vez é uma salada de feijao branco com atum.

A mesmice do feijao de todo dia pode fazer muita gente torcer o nariz a primeira vista pra idéia do feijao branco com atum, mas digo só uma coisa: é BRILHANTE. E parte do hábito de comer saudável é isso, é criar coisas diferentes, dar roupagens novas aos mesmos ingredientes, inventar.  Fica muito bom e surpreende!


Me perdoem a fotinho esdruxula de celular, minha máquina continua nas cucuias.


Salada de Feijao Branco e Atum

500 gramas de feijao branco
1 e 1/2 cebola grande
3 dentes de alho
2 latas de atum
Azeite e.v.
Salsinha fresca
Alfavaca
Uns 3 limoes
Sal


Deixe o feijao de molho de um dia pro outro, jogue a água fora, cozinhe por vinte minutos em água nova com sal na panela de pressao. Escorra e reserve.
Tempere um refratário com azeite de oliva (umas 6 colheres), o alho amassado, as cebolas em plumas, o limao, a salsinha e parte da alfavaca picadinhas (reserve umas folhinhas pra decorar). 
Jogue em cima o feijao ainda quente (assim a cebola e o alho perdem um pouco da "potencia", nao se preocupe!), misture, acerte o sal, vá provando e, se necessário, acerte o tempero a seu gosto. Também vale colocar alecrim, tomilho, cebolinha... vá provando e invente a seu gosto, que a coisa funciona assim, mesmo, esse é o barato de cozinhar!


Guarde em geladeira e tire uns 10 minutos antes de servir, sirva frio. Fica muito mais gostoso. 

Só pra constar:


O feijão branco é uma leguminosa que é rica em folato uma vitamina do complexo B necessária para reprodução de novas células como também para a produção normal dos glóbulos vermelhos e prevenção da anemia, além disso possui proteínas de alta qualidade, proteínas completas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para manter a saúde do indivíduo. Minerais como magnésio, fósforo, cobre e ferro também constituem essa leguminosa.
O feijão branco é também rico em amido resistente que além de ajudar na perda de peso através do aumento da saciedade, contribui para reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue e para o benefício da flora intestinal.
(fonte: www.nutricaoemfoco.com)

O atum é rico em omega 3 e acidos graxos, ótimo pra ganho de  massa muscular e, junto com o azeite extra virgem, ajuda as arterias a se manterem saudáveis. 

Precisa de mais motivos? ;)






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Salada de Roupa Nova

TO SEM ACENTOS! RELEVEM!

Com a chegada do quase verao, vem junto a vontade de comer saladas. Hpje, montando a mesa de jantar, vi que eu tinha tres cenouras na geladeira, ralei e já ia servir. Mas olhei bem a mesa e olhei bem a travessa da cenoura e me neguei; ela nao merecia estar lá.

Poucas coisas sao taaaaao BORING quanto cenoura ralada. Eu gosto, mas realmente é muito, muito, muito monótono. Raramente fazemos diferente, é sempre cenoura, azeite, sal, limao, quando muito se coloca um alecrinzim.

Pois bem. Essa receita é do Jamie Oliver - que, como a maioria sabe, eu acho um genio - com uma pequena variacao. Ele usa muita pimenta, e eu, embora cada vez mais me apaixone mais e mais e mais por pimenta, tenho uma crianca em casa que nao vai comer nem a paulada uma salada com uma dedo de moca inteirinha. Entao eu simplesmente retirei a pimenta, e ficou muito, muito maravilhosa.

Aí vai a PÉROLA. Acreditem, é uma salada inesquecível.


Rale tres cenouras e tempere com um punhado farto de coentro, azeite, limao, sal e uma colher de chá de gengibre ralado (na hora). Toste um punhado de laminas de amendoas em uma frigideira seca, rapidinho, que queima fácil!, e jogue por cima. Coentro picadinho pra decorar, mais um azeitezinho e, se quiser, um pouquiiiinho de pimenta do reino.

Vcs nao imaginam como isso fica perfeito.

So pra constar:



Bem vindo, sol! =)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sorteio de Cesta!

Já tava tudo descritinho e certinho lá no Voltando de Saturno, mas já faz tempo que simplesmente nao consigo logar no blog, que acusa virus, entao copiei e vou repostar aqui!

Outra coisa: nesse note do marido eu só encontrei, até agora, o acento agudo; todos os outros eu desconheco onde estejam e nao to com tempo de fazer esses cursos de dois anos pra aprender a mexer em teclado, pq, fala sério, que coisa difícil!

Tenho que correr, que to com uma leva de quiches de espinafre e ricota no forno, entao vamos ao que interessa!

Bem, tem um moooonte de gente de outros estados que fica louuuuuuca quando posto no FB as encomendas e me amaldi´cooooa por oito geracoes porque eu to no Rio e eles nao podem comprar.


(daqui pra baixo é a parte que já tava escrita... só pra vcs saberem que eu nao encontrei nada de novo no teclado, continuo só com o agudo)


Daí bolei um sorteio! O problema de morar longe é que se paga o preço da encomenda MAIS frete que, no caso da comida, tem que ser Sedex Hoje. No caso do sorteio, o ganhador - de qualquer parte do Brasil - tem a opção de presentear alguém aqui do Rio (capital) ou Niterói, que a gente combina e eu entrego em mãos, ooou arcar com o frete e eu mando a cesta pelo correio. Convenhamos, sai BEM mais barato pagar somente o frete, né? =]

O que vai ser sorteado? Uma cesta de produtinhos Berinjella, tudo natureba, sem conservantes, sem corantes, integral, funcional, sensacional, modéstia à parte... HAHAHAHAHAH!

- Cinco cookies integrais com pedaços de chocolate
- Cinco unidades de quibe de forno
- Cinco cupcakes ou muffins integrais
- Porção pequena de homus
- Porção pequena de babaganuj (pasta de berinjela)
- Duas mini quiches
- Um pão da Liv (pão caseiro integral MARAVILHOSO da minha parceira Liv, claro)

* Os sabores ficam sujeitos à sazonalidade e restrições de produção, além de serem negociáveis... Não vou mandar carne pra um vegetariano, por exemplo.
* Me reservo ao direito de mudar alguns ítens sem prévio aviso, se assim for necessário.


COMO PARTICIPAR:

- Siga o Blog do Berinjella
- Curta a página do Berinjella no Facebook
- Divulgue pelo menos uma vez o sorteio e copie o link pra cá na inscrição
- Se inscreva NESSE e somente NESTEEEEEE POST AQUIIIII, ESTE QUE ESTOU ESCREVENDO AGORAAA. Nome, e-mail, estado, link de onde divulgou.






Aos que já tinham se inscrito, poderiam me fazer o enorme favor de se reinscrever aqui, já que tá difícil acessar lá? Thank you very much!




FALTAM DOOOOOOOOOIIIIISSSSS PROS 150!!!


Vamos lá!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Massa de Abobrinha

Vegetarianos ou pessoas que simplesmente querem reduzir carbo: vinde!

HAHAHAHAH!

Tenho o milagre para suas vidas! MASSA DE ABOBRINHA!

Ganhei essa receita de minha amiga Fabíola e, desde a primeiríssima vez em que fiz, nos apaixonamos. Não eu e Fabíola; eu me refiro à massa, tá?

Ela é ótima, você não diz que está comendo abobrinha e fica realmente beeeem saborosa. Na pizza fica PERFEITA.

E, como alquimia de cozinha tem mais é que ser aprimorada, modificada, reinventada e difundida, meu querido amigo facebookiano Rogério Wanis, pra quem eu passei a original há um tempinho, testou, pintou e bordou em cima e desenvolveu um HAMBURGUER VEGETARIANO que só de ver eu babei.

Morry. A foto é do Rogério, mas merece um "bênça, mãe", não merece? Misericórdia, tá muito apetitoso, cara! 

A foto abaixo é de pizza feita com a massa, também é do Rogério - pq eu não tive a dignidade de tirar uma foto que prestasse, confesso que as dele ficaram muito melhores que as minhas e eu tô sem uma máquina que preste, então relevem.



E vamos ao que interessa!!!







Massa de Pizza de Abobrinha da Fá

Ingredientes

- 3 abobrinhas médias raladas 
- 2 colheres (chá) de sal - EU, Carol, uso uma e acho que tá bom!

- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado - por favor, não use de pacote.
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de orégano desidratado 



Modo de preparo

Numa tigela coloque as abobrinhas raladas, tempere com sal e deixe descansar por 15 minutos. 




*atenção, deixa eu especificar essa parte a seguir: TEM que ser num pano, não serve peneira; TEM que esperar quinze minutos pra sorar bem e TEM que espremer bem, senão a massa fica uma melequeira só!*

Num pano limpo, coloque as abobrinhas raladas e esprema até retirar todo o líquido (despreze o líquido). Transfira a abobrinha ralada e espremida para uma tigela e misture ovo, queijo parmesão ralado, farinha de trigo e orégano desidratado. Amasse bem com as mãos fazendo uma massa bem compacta. 

Numa fôrma de pizza, virada de ponta cabeça e untada com azeite, coloque a massa e abra com o auxílio das mãos (ou as costas de uma colher). Leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 15 minutos. 

Com o auxílio de uma outra fôrma (untada com azeite), vire a massa e leve ao forno novamente a 250º C por 15 minutos para assar do outro lado. 


Prepare a pizza a gosto. Leve novamente ao forno quente, por mais 10 minutos. Retire e sirva.


Ela fica ABSURDA. Pro hamburguer eu não sei o que o Rogério usou além de molho de tomate, vou esperar ele vir contar, mas digo desde já que mesmo sem alterações, já rola! Hamburguer, croquetes e almôndegas.

Outra: tb dá pra fazer iscas com isso. "Pingue" numa assadeira untada umas pelotinhas de massa e deixe assar, vire e termine de assar. Sirva com cerveja e corre pro abraço!

Beijocas!

Bazar You Must Have - um AHASO!

Queriiiiiiiiiiiidos! Quantos tempos!

A parada tá frenética pro meu lado, desculpem a  ausência! Semana passada foi intensa preparando produção pro bazar e eu não tive tempo nem para ter flatulências - se é que vocês me entendem! HAHAHAHA! -, realmente foi beeeem puxado e não deu pra fazer nada que não fosse diretamente ligado ao bazar. E o bazar foi um sucesso!

Vou postar um pouco do que teve lá e agradecer aos que compareceram, foi realmente bem legal! Obrigada!

Teve quiche integral de ricota, tomilho e peito de peru defumado e de ricota com espinafre e crisps de pimenta, quibe de forno, homus, pasta de berinjela, cupcakes integrais de cenoura e ganache de chocolate amargo, bolinho de milho integral orgânico...

... teve tabule...

... teve eu esperando a hora do bazar abrir no segundo dia, já exausta, com uma cadeira deitada ali embaixo  pra eu descansar os pés; também teve a toalha de uma das mesas beeeem torta e NINGUÉEEEM PRA ME AVISAAAAR, hahahahah! Só fui ver beeeem depois!


Um pouco do que levei sendo contabilizado e separado antes de ir.

Teve tartelete integral de morango com chocolate beeeeem de pertinho... Hummmm...

Só pq sou má.

Os de ricota e espinafre saindo do forno - putz, vcs não têm idéia...




Enfim, teve muita coisa legal! Obrigada a todos e especialmente à Ana Packness! Eu amei você lá, Aninha!!!! Apareça mais vezes!!! =]

OBRIGADA!!!

Lembrando que se você mora em Niterói, fique de olho no Facebook acompanhando as produções, se quiser fazer pedidos, eu entrego acima de R$ 30! =]

Beijocas!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bazar You Must Have em Santa Rosa no próximo fim de semana!


Queridos!!! O Berinjella vai estar no Bazar YMH no próximo finde aqui na Noronha, pertinho! Espero vocês lá com OS BELISQUETES!!!