HAHAHAHAH!
Tenho o milagre para suas vidas! MASSA DE ABOBRINHA!
Ganhei essa receita de minha amiga Fabíola e, desde a primeiríssima vez em que fiz, nos apaixonamos. Não eu e Fabíola; eu me refiro à massa, tá?
Ela é ótima, você não diz que está comendo abobrinha e fica realmente beeeem saborosa. Na pizza fica PERFEITA.
E, como alquimia de cozinha tem mais é que ser aprimorada, modificada, reinventada e difundida, meu querido amigo facebookiano Rogério Wanis, pra quem eu passei a original há um tempinho, testou, pintou e bordou em cima e desenvolveu um HAMBURGUER VEGETARIANO que só de ver eu babei.
Morry. A foto é do Rogério, mas merece um "bênça, mãe", não merece? Misericórdia, tá muito apetitoso, cara!
A foto abaixo é de pizza feita com a massa, também é do Rogério - pq eu não tive a dignidade de tirar uma foto que prestasse, confesso que as dele ficaram muito melhores que as minhas e eu tô sem uma máquina que preste, então relevem.
E vamos ao que interessa!!!
Massa de Pizza de Abobrinha da Fá
Ingredientes
- 3 abobrinhas médias raladas
- 2 colheres (chá) de sal - EU, Carol, uso uma e acho que tá bom!
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado - por favor, não use de pacote.
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de orégano desidratado
Modo de preparo
Numa tigela coloque as abobrinhas raladas, tempere com sal e deixe descansar por 15 minutos.
*atenção, deixa eu especificar essa parte a seguir: TEM que ser num pano, não serve peneira; TEM que esperar quinze minutos pra sorar bem e TEM que espremer bem, senão a massa fica uma melequeira só!*
Num pano limpo, coloque as abobrinhas raladas e esprema até retirar todo o líquido (despreze o líquido). Transfira a abobrinha ralada e espremida para uma tigela e misture ovo, queijo parmesão ralado, farinha de trigo e orégano desidratado. Amasse bem com as mãos fazendo uma massa bem compacta.
Numa fôrma de pizza, virada de ponta cabeça e untada com azeite, coloque a massa e abra com o auxílio das mãos (ou as costas de uma colher). Leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 15 minutos.
Com o auxílio de uma outra fôrma (untada com azeite), vire a massa e leve ao forno novamente a 250º C por 15 minutos para assar do outro lado.
Prepare a pizza a gosto. Leve novamente ao forno quente, por mais 10 minutos. Retire e sirva.
Ela fica ABSURDA. Pro hamburguer eu não sei o que o Rogério usou além de molho de tomate, vou esperar ele vir contar, mas digo desde já que mesmo sem alterações, já rola! Hamburguer, croquetes e almôndegas.
Outra: tb dá pra fazer iscas com isso. "Pingue" numa assadeira untada umas pelotinhas de massa e deixe assar, vire e termine de assar. Sirva com cerveja e corre pro abraço!
Beijocas!
O molho:
ResponderExcluir1 lata de tomate pelado
1 dente de alho (grande)
duas colheres de chá de sal e uma de açúcar
1 colher de sopa de orégano
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de chá de aceite balsâmico
1 colher de talo de aipo triturado**
* Aquele das abobrinhas foi feito com tomates naturais: corte a parte de cima do tomate (ligada ao caule) de forma bem rasa. Depois faça cortes superficiais como se fossem gomos, apenas para ultrapassar a casca. Coloque os tomates com a parte cortada voltada para cima numa panela de pressão de 4,5 L. Cubra o fundo da panela com os tomates e depois cubra os tomates com água. Deixe cozinhar na pressão por 20 min. Desligue o fogo e libere a pressão da panela para abrir. Retire os tomates com cuidado, retire as peles e siga a receita. Os tomates italianos são ideais. A água que fica na panela é dispensável mas aquela que minará do tomate será importante para dar volume ao molho.
** O Aipo é ingrato pois é vendido em grande quantidade e usamos só um pouco. Sendo assim, trituro tudo de uma vez e guardo no freezer para ir usando.
Refogue o dente de alho amassado/socado e o aipo com um pouco de manteiga e azeite.
Enquanto isso, misture todos os demais ingredientes do molho com o tomate pelado. Amasse bem os tomates ou bata-os levemente no liquidificador - não bata muito para que o molho fique rústico, caseiro - é importante que sobrem alguns pedaços de tomate.
Quando o alho/aipo começar a dourar, despeje vagarosamente o tomate já misturado com os outros ingredientes e deixe apurar.
Sobre essa receita: um pouquinho aqui e ali e fui chegando ao meu termo. Como disse a Carol, cada um vai fazendo a sua alquimia!
Show de bola, Rogério! Adorei a dica do alho!
ResponderExcluir* do AIPO.
ResponderExcluirNão se assuste com o gosto forte do aipo. Ao ser refogado com o alho, deixará apenas um leve "bouquet"!
ResponderExcluir