sexta-feira, 6 de abril de 2012

Risotto de Shimeji e Champignon

Essa semana caíram no meu colo umas bandejas de champignon fresco orgânico, shimeji, moyashi ( broto de feijão e tb um de alfafa). Não podia vir mais a calhar! Semana santa e essa coisa de não comer carne - preciso urgentemente entender o motivo disso. Não sei, só sei que sigo. Só falto provurar comida kosher, na Páscoa.

Enfim, o broto de feijão nós comemos com um pene que eu fiz salteado com filé mignon, champignon, e shoyu, ficou muito bom e louco, não deu tempo nem de tirar foto.

E hoje foi o dia. OOOoOOoooo grande dia. O dia de fazer um belo risotto de cogumelos!!!


Legal pra substituir o velho bacalhau da Páscoa por algo mais prático, pra fazer um jantarzinho nessa sexta santa... Pq bacalhau é bom, mas que dá trabalho, dá.

Então, atenção pro mise en place - mise en place é separar tudinho que vc vai precisar, tudo bem bonitinho e arrumado na mesa, pia ou bancada. Confesso que na minha cozinha, eu nunca faço. Sei onde as coisas estão e me entendo bem e rapidamente com ela... Mas fiz uma foto pra ilustrar o que é o mise en place :


Várias coisas não estão na foto, mas deu pra entender, né?


Vc vai precisar de:

Uma bandejinha de champignon fresco
Uma bandeijinha de shimeji fresco
Duas cebolas médias
1 pimentão vermelho pequeno
1 e 1'2 copo de arroz arbóreo (que, no meu caso, justamente pq não fiz um mise en place decente, só vi que não tinha na hora, então usei o normal)
1 caixinha de creme de leite
Queijo parmesão 
shoyu
salsinha fresca
pimenta do reino
Manteiga
Azeite ev
Sal

Bora lá.

Primeira coisa:, pega uma panela, coloca água pra ferver (ou caldo, se vc também congela caldo de alguma carne ou legumes que faça em casa), ou, ainda, jogue uns dois cubos de caldo de legumes. Jogue dentro os talinhos da salsinha, uns dois ou tres dentes de alho esmagados com casca e tudo. Ao longo da preparação, jogue nessa água os talinhos do champignon, que são fibrosos, as pontinhas da cebola, do pimentão... Essa vai ser a água do risoto. Quanto mais gosto ela tiver, mais gosto o risoto vai ter.



      Pique a cebola bem picadinha, o pimentão tb.  Refogue na manteiga com azeite. Jogue os cogumelos picados. Refogue por breves instantes, os cogumelos devem permanecer al dente. Em seguida, retire só os cogumelos, sem limpar o óleo da frigideira, e reserve. Na frigideira ainda suja, refogue o arroz e vá adicionando, aos poucos, concha a concha, o caldo. Mexendo sempre, fogo baixo. Até vc sentir que o arroz tá cozido e al dente. Agregue um bom naco de manteiga, a seu gosto, acerte o sal, pimenta do reino, junte o creme de leite, os cogumelos, enfim, de volta, e rale um pedaço de parmesão de boa qualidade num ralo fino.












 Junte um bom punhado de salsinha bem picadinha e voilà!

Serve umas seis a oito pessoas. Lembre-se: risotos assim servimos em pequenas porções, pq tendem a ser enjoativos quando comidos em grandes qtidades!

Espero que gostem!


Ah! Essa cruz que as imagens fazem NÃO É PROPOSITAL, tá? por algum motivo, não consigo tirá-las dessa posição!

Quem quiser comentar e tiver dificuldades, tenta postar como anonimo com URL. Não precisa preencher o URL.

Bjocas!

Um comentário:

É o maior prazer ler seu comentário! =]