quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ervas Frescas - Substituindo o Caldo Knorr!

Vira e mexe alguma amiga me liga pra perguntar o que usar "pra dar gosto", "qual verdinho eu compro pra colocar no peixe?", "pra que serve tomilho???" ou coisas do gênero. Esses dias uma me ligou do hortifruti: "Carol, tá tendo 3 verduras por um real. Que que eu faço??? Quero comprar, mas o que eu vou fazer com esse monte de mato?

Na minha cozinha todo santo dia tem algo verde. O que estiver mais bonito no dia, ou o que eu encontrar orgânico. E tudo é mantido na água ou plantado, que daí dura diiias.

Plantar é uma opção que me encaaaanta. Vira e mexe eu planto, embora não dure muito, porque uso quantidades muito grandes. As verduras que vêm com raízes, como cebolinha, alho-poró, coentro, é só enfiar na terra que cresce. Olha que idéia linda!

Auto-explicativa, né? Basta fazer uns furinhos no fundo e colocar na janela. O tamanho é ideal pra quem mora em apartamento, geralmente não dá pra ter uma hortinha muito maior que isso. E não se prenda, achou que tá ficando feinha, parando de crescer, mete ela numa salada, não conte até três. Depois vc compra outra pra repor. Os mesmos temperos que mal durariam três dias jogados pelos cantos da cozinha passam a durar SEMANAS!

E quem sabe assim as pessoas aprendam a aceitar e usar mais dessas mensageirinhas que são as ervas...Pq se todo mundo percebesse o quão valiosas são, todo mundo ia cozinhar boníssimamente. Elas carregam sabor pra onde vão, dão cor, vida... Prato sem verde não é dygno. 

E verde não precisa ser sinônimo de alface, salsinha, cebolinha. Tem tanta coisa boa. Alecrim, tomilho, orégano fresco, alfavaca, manjericão, manjerona, hortelã, hortelã pimenta, salsa crespa, coentro e millll opções. 

Aqui eu compro facilmente 10, 12 maços de tempero toda semana, porque parte vai nas preparações do Berinjella. O que faço, e também acho uma superdica, é comprar váaaaarios de uma vez, lavar tudo, secar tudo BEM SECO, picar direitinho, colocar em potes limpos e congelar. Não se preocupe com as propriedades (e tem muitas! Depois falo sobre!), a maioria não se perde com o congelamento. E tem que secar muito bem antes de picar! Fazendo direitinho, nunca mais um prato seu parecerá sem graça por falta de um verdinho pra colocar por cima. 

Ooooutra coisa que faço sempre é uma invenção que chamo de "pasta de pesto". Eu junto uns maços de majericão, alfavaca, tomilho, no liquidificador com um dente de alho, sal e azeite. Bato e guardo num pote ESCURO bem fechado na geladeira. Em QUALQUER coisa que vc use isso, qualquer coisa que vc estiver com preguiça de elaborar mais, use uma colher, duas... Vai testando e provando. O resultado é absurdo.

Ontem meu almoço foi feito com essa pasta!

Spaghetti caprese ao pesto de alfavaca. Precisa explicar?

Fala sério, gente, pra que os dois quilos e meio de sódio do cubinho de tempero indutrializado? Nem comparação!

Comida saudável é comida boa! 


=*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]