quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Com as Sobras - Rondele de Berinjela

Uma das características fundamentais que diferenciam um bom cozinheiro de um cozinheiro medíocre é capacidade e habilidade de reaproveitar e reinventar os mesmos ingredientes. Quando a gente comanda uma cozinha, tem que estar ligada no conjunto: o que sobra, se não for usado logo, vai pro lixo. E desperdício é sempre péssimo, seja em casa, seja em um restaurante.

Sexta passada uma encomenda grande de pasta de berinjela ficou encalhada aqui, a pessoa que encomendou teve um imprevisto e não pôde buscar. É sempre terrível quando acontece isso porque eu fico no prejuízo, mas a cliente foi consciente e pagou a outra metade (eu cobro metade na encomenda e metade na entrega). Fiquei feliz por ela ter tido essa consideração. =] E também fiquei com 1kg de pasta de berinjela aqui.

Mesmo reservando uma parte para minha amiga Paula, que me liga toda semana desesperada pq quer essa bendita pasta, ainda sobrou um pote cheio. Lixo? Jamais! Até pq não é a toa que o Berinjella tem esse nome: A-M-O berinjela. Pablo idem. Mas mesmo comendo a torto e a direito, era muita pasta.

Olhei no armário e vi o que precisava: sobrou de um pedido uma caixa quase cheia de massa de lasanha (* se alguém souber onde encontro massa de lasanha integral e orgânica, por favor, conta nos comentários! Lasanha é a única coisa para a qual uso massa normal! Italiana, mas normal.). Lembro que eu abri a caixa pra tirar três folhas de macarrão, só pra completar a última camada. Oh, yeah, baby, era tudo que eu precisava.

Liguei pra uma cliente que uma vez por mês encomenda lasanha de berinjela e, explicando a situação, fiz um precinho camarada. Ela topou na hora e hoje vai jantar com a família uma bela lasanha vegetariana de berinjela! =]

Desci, comprei o queijo e uns tomates e fiz um belíssimo molho fresco. Deu, inclusive, pra, além da lasanha encomendada, fazer outra, menorzinha, que vai ser o jantar aqui de casa.

E sobraram ainda umas folhas - e um pouco de pasta.

Então meu almoço foi:


(abstraiam o prato japonês. Só lembrei de fotografar com o prato já montado!)
O rondele pede mais massa, como um rocambole. Eu tinha três folhas, por isso usei pouca, uma pra cada dois.

Acho o prato meio auto-explicativo, né? 

E vc, o que vc faz com as sobras? Contaí, vamos compartilhar! =]

Gostou do blog? Eu gostaria de ter vocês, fantasmas mudos, comentando e seguindo aqui, pode ser? ;]

Beijocas!

Um comentário:

  1. Hmmmm que delicia!

    Oi amiga, adorei seu blog! Lindo! To te seguindo já, se puder passa La no meu Tb!
    http://csdemulher.blogspot.com/ e segue!
    B-jo G-de
    Nadja

    ResponderExcluir

É o maior prazer ler seu comentário! =]