quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pra ter na Geladeira - Três Variações de Polenta!

Olá!

Um dos maiores desafios em planejar a alimentação da família é que a gente simplesmente não tem tempo. Pq é foda, é fácil dizer que tem que fazer comida caseira toda equilibrada e tal se você não trabalha ou tem ajuda; mas a verdade é que pras meras mortais - como eu! - é jornada dupla, tripla, quadrupla e muitas vezes não dá, a gente chega em casa VARADA de fome, as crias berrando, o marido chegando, a cozinha entulhada,  faxineira faltou, tem roupa na máquina... AAAAAAAAAAAAHHH!!! Quem nunca jogou tudo pro alto e pediu uma pizza ou apelou pra uns nuggets, atire a primeira pedra.


Legal, portanto, vc ter esqueminhas rápidos na geladeira, eles podem te facilitar a vida e muito. E eu não me refiro, ao contrário do que vc possa imaginar, a congelados industrializados ou pacotinhos desidratados, cheeeeios de sódio e açucar e sabe Deus o que mais colocam dentro.

Vc pode, por exemplo, fazer uma polenta dura e acondicionar direitinho num pote fechado por até uns quatro dias. Chegou em casa, tá com fome? Tira um pedaço, refoga uma calabresa e joga em cima, no outro dia , uns legumes cozidos em molho, no outro um ragu, ou quem sabe simplesmente uma fatia de queijo. um fio de azeite e um tempo de forno... Te garanto, minha querida, que a sua semana vai ser FELIZ e a familia agradece! Hahahahaha!

Eu fiz aqui em casa, nas últimas semanas, mais polentas do que jamais havia feito em minha vida. Em parte pq cismei que ia masterizar com louvor a polenta amarela e segundo... Bem, segundo pq eu ganhei de uma amiga dois kg de fubá organico delíciaaaaaa e me empolguei nele. Prontofaley.

De todas as versões de polenta, vou postar as tres que mais gostei. Uma foi feita com uma farinha de milho instantânea, e o restultado foi uma polenta mais rústica, de textura mais massuda e coloração mais forte - e a que eu mais gostei. As outras duas, com o fubá orgânico, uma foi normal e feita com uma parte de leite e manteiga e a outra foi temperada ainda na panela com bastante salsinha picada, ficou ótima. Aliás, as três ficaram ótimas. As fotos, por outro lado, ficaram sofríveis. Eu realmente tenho que comprar pratos novos, pq os meus simplesmente ACABARAM. Só sobraram 4 quadrados japoneses e uns marinex... Ai...

Bom, aí vão as fotos e receitas:


A básica de polenta menciona uma xícara de fubá e três de água. Pra ficar dura assim, eu coloco uma e um terço de xíc de fubá. Coloque pra hidratar um pouco, por uns vinte minutos, e depois ligue o fogo. GENTIL. Nem forte demais, nem fraco demais. Mexa, baby, mexa bastante... Se for instantâneo, assim que engrossar num ponto consistente, tá pronto. Vire num pote que seja fácil desenformar depois, deixe esfriar sem tampa, em seguida tampe e guarde na geladeira. Nessa receita eu não mencionei os temperos! Vou mostrar como temperei essas três abaixo:




POLENTA COM QUIABO REFOGADO
Fiz a polenta como manda o figurino, mas ao invés da água eu usei metade leite, fui pingando enquanto foi engrossando. Temperei com pimenta do reino branca, sal, azeite e manteiga (jogue uma colher de manteiga quando a polenta já estiver no ponto, desligue o fogo e mexa bem pra derreter e distribuir). O quiabo foi lavado e preparado. Piquei em brunoise cebola, alho, tomate concassé, e pimentão vermelho em brunoise também (brunoise é cortado bem pequenininho). Reduzi a molho, agreguei o quiabo, salteei até que ficasse macio e voilà! Eu AMO isso!


POLENTA TEMPERADA COM RAGU DE CARNE DE VACA
Essa polenta ficou fantástica. Fiz como manda o figurino de novo, mas usei a água que eu tinha usado para cozinhar uns legumes e no final agreguei uma boooooa mão de salsinha picadinha e um punhado de parmesão ralado na hora. Ficou muito boa. Para o ragu, usei cebola e pimentão picados, refoguei até murchar, acreguei a carne, uma lata de tomates pelados e aí está. 

 
POLENTA RÚSTICA COM CONCASSÉ DE CALABRESA E AGRIÃO

Essa foi a mais trabalhosa, mas de longe a que mais gostei. Ela foi feita com o fubá instantâneo, fica com uma textura mais grosseira, como falei antes. Usei, ao invés de água, um caldo riquíssimo de tutano que eu já havia preparado antes. Ficou muito, muito saborosa. Para o concassé de calabresa, descasquei as linguiças, piquei em cubinhos pequenos, refoguei na cebola, alho e dois tomates italianos sem pele e sem sementes. Azeite, pimenta do reino. Agrião. Ui.

Pois bem! E ainda daria pra fazer fritinha, ou com queijo derretido e presunto, com carne assada, com frango ensopado, com várias outras coisas. O único trabalho que vc tem nessa parte é tirar da geladeira, cortar o seu pedaço e esquentar, serve no microondas. E, se não tiver paciência nem pra fazer o acompanhamento, uma dica: desfie uma carne seca dentro da própria polenta, ou um pedacinho de bacon picadinho, frango desfiado ou a própria calabresa. Misture enquanto estiver quente. Pronto. problema resolvido!

Quem tiver mais receitas matadoras de polenta, mandem, ainda tenho meio saco pra gastar! Hahahahahah!

Um comentário:

É o maior prazer ler seu comentário! =]