sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Oficinas Infantis Temáticas!

Oi, pessoal!

Desculpem minha ausencia aqui no blog, é MUITO trabalho e meu note tá inacessivel pq o carregador queimou!

Houve vários eventos neste meio-tempo, mas o de ontem tem fotos e foi tao bacana!

Foi outra oficina infantil temática. A professora, tia Lívia Carvalho, me pediu que fizesse pratos dos países que as criancas desta turminha estao estudando, Arábias e Espanha. Entao fizemos quibe e uma versao estilizada das "patatas bravas", que sao um tapa típico espanhol, batatinhas com molho de pimenta - por isso bravas, só os corajosos conseguem comer . Em nossa versao, suprimi a pimenta e usei alecrim e alho, ficaram deliciosas e os pequenos adoraram.

Entao, queria deixar aqui um recadinho pros papais e mamaes dos pimpolhos para quem eu já dei, no CEN, oficina temática!


Queridos papais e mamaes e familiares dos pimpolhos, que bom que vcs gostaram!

O feedback de voces é muito importante para o meu trabalho, ele me ajuda a construir oficinas cada vez mais ricas para os nossos pequenos. Nessas aulinhas, a intencao nao é simplesmente colocar as criancas pra cozinhar qualquer coisa, vai além disso: é familiarizar os pequenos com alimentos naturais, com plantas, colocá-los para provar sabores novos, faze-los entender que esses alimentos se transformam - a cebola crua arde, cozida nao. O alho cru arde, mas fritinho fica uma delicia! A hortela, um verdinho para o qual eles geralmente torcem o nariz, tem, quem diria, cheirinho de chiclete!
Apresentamos alimentos  que eles desconheciam e eles podem tocar, se sujar, fazer careta, provar, enfim, conhecer bem, trocar impressoes e, assim, ampliar a gama de sabores de seu pequeno repertório.

Além disso, eles aprendem conceitos de reciclagem e de replantio e, se a estrutura permitir, replantamos com eles os verdinhos usados, as sementinhas, e eles levam pra casa uma lembrancinha verde que trabalha a responsabilidade e a conscientizacao ecologica desde cedo.

Criancas que tem problemas para comer ficam, durante as aulinhas, mais próximas dos alimentos que elas tanto recusam. Os tais verdinhos passam de mao em mao, eles cheiram, amassam, brincam... As frutas, que muitas vezes aparecem ao som de "eca!", tomam formas diferentes, sao misturadas a outras coisas e acabam ao som de "huuuuummmm!", e isso é muito legal. Logo surgem as opinioes, "esse eu gosto!", "esse eu nao gosto!", e eles veem as reacoes uns dos outros. Acabam provando de tudo, mesmo que seja para nao gostar. E, atingindo uma das metas das oficinas, nao é que acabam gostando?

Meu objetivo com este trabalho é construir pequenos indivíduos conscientes de si mesmos, conscientes da influencia direta que os alimentos tem em seus próprios corpos e conscientes da necessidade de uma postura ecologicamente correta desde cedo.

É muito, muito gratificante saber que eles chegam em casa contando sobre a experiencia e nao param de falar sobre! =]

Abaixo, algumas fotos da última oficina:






 Para contratar uma oficina, fale comigo no perfil do Facebook!
www.facebook.com/Berinjella


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]