sexta-feira, 30 de março de 2012

Salada de Frutas da Minichef Bebela! - Dicas pra Mães de Crianças que Não Comem

Eu sempre escuto as mães reclamando que os filhos não comem frutas. Graças a Deus, desse problema não sofro aqui em casa, Isabela não só come todas as frutas como quase todo dia as exige no café da manhã. Banana, maçã ou mamão com iogurte, granola ou aveia e mel. Só fica satisfeita assim.

Mas, voltando às crianças mais difíceis, eu costumo dizer que quase sempre - QUASE, nem sempre, tem criança que não come pq não come e ponto final - há uma maneira não muito eficiente de os pais lidarem com comida que não favorece que os filhos tenham uma boa relação com coisas saudáveis, como frutas, verduras e legumes. 

Trocando em miúdos, a coisa é bem simples: não adianta querer que os pequenos comam alface se os pais não suportam verdinhos, não adianta pedir que comam frutas se eles não vêem os pais comendo, ou que tomem sopas ou sucos se estes não são o hábito da casa.

Há, hoje, toda uma falsa facilidade que os pais acabam comprando por falta de tempo, crendo fazer o melhor, e que simplesmente não é. Comprar, por exemplo, sucos de caixinha pra que as crianças pelo menos tomem as vitaminas que comeriam nas frutas. Gente, suco de caixinha não é fruta, SUCO por si só não é fruta. A fruta inteira, in natura, não só é muito diferente em sua textura e gosto quando comparada aos sucos prontos como oferece coisas que o suco não pode oferecer: as fibras, o mastigar, a familiaridade com as texturas diferentes que cada fruta tem. Sem contar que os sucos concentram um teor muito maior de açucares (e, no caso de caixinha, conservantes, corantes e etc) do que as frutas. Leve-se em conta que vão duas, três laranjas pra cada copo de suco, e que no copo não vai o bagaço, que no fim das contas é excelente pra fazer o intestino funcionar, por exemplo.

O suco facilita a coisa toda pros pais, é verdade, mas também para o CORPO. E a idéia não é essa. A fruta inteira tem uma razão de ser. Não é que não devamos tomar suco, mas é que a experiência com a fruta in natura é fundamental para que construamos uma familiaridade com ela, e é isso que os pais práticos colocam a perder ao optar pela facilidade da coisa. E também não é que não devamos nunca dar suco de caixinha, ele salva a gente em horas que só a gente sabe! É só que é FUNDAMENTAL, se você quer que seu filho se alimente direito, que você  o apresente devidamente às frutas, aos legumes e às verduras. E às outras comidas também.

E diferentemente do que parece, esse "apresentar" não é apresentar quando vc introduz as papinhas, lá pelos seis meses de idade. Isso não é suficiente. Há que apresentar e reapresentar inúmeras e repetidas vezes, de novo e de novo, durante toda a infância, se você realmente quiser que seu filho tenha algum tipo de "relação" com os alimentos, algum carinho por eles. Porque, vamos combinar, fica muuuuuito difícil desenvolver carinho por cenouras, brócolis e couve quando você, quando criança, é mais exposto a Sucrilhos, Nescau e Trakinas do que aos próprios vegetais. Quer ver um exemplo legal? Ninguém, e por ninguém eu quero dizer NINGUÉM MESMOOOO, nenhuma criança se apaixona por Coca Cola de primeira. Ela toma duas, três, cinco vezes - na maioria das vezes por insistência dos próprios pais - até que, uma hora, ela começa a pedir sozinha. Com vegetais e comidas saudáveis o trabalho é um pouco mais árduo, porque eles não têm todos os aditivos que as porcarias têm, e que são justamente pensados e utilizados pra fazer as papilas gustativas ficarem idiotas e viciadas neles. O sabor dos vegetais é limpo, é puro, mas é o real deal.

Então tem que oferecer uma, duas, dez vezes. Tem que colocar todo dia no prato, ainda que não comam, tem que colocar todo dia no SEU prato, ainda que vocês não comam, mamãe e papai. Uma hora, você vai ver, tanto você quanto o pimpolho vão provar e a cada dia comer um pedacinho mais, a cada dia saber melhor como preparar pra ficar mais gostoso... é trabalhoso, mas não se preocupe, DÁ CERTO.

Uma coisa que sempre digo aos pais quando faço oficinas com crianças em festas e escolas é: ABRAM A COZINHA PARA SEUS FILHOS. Deixem, uma vez ou outra, que eles participem em pequenas tarefas, tarefas que não ofereçam risco, como cortar bananas, lavar alface, cortar mamão e frutas macias, misturar molhos e massas... Eles gostam e se sentem úteis e, mais importante do que tudo isso, se familiarizam e aprendem a aceitar os sabores com mais facilidade.

Geralmente depois das oficinas eu tenho um feedback interessante de pais me contando que os filhos estão comendo cebola, salsinha, que já sabem o que é coentro, o que é hortelã... Eu ensino tudo isso durante as aulas, e os faço provar. Provar cru, provar cozido, provar frito, provar com sal, provar sem sal... É parte fundamental do meu trabalho como profissional e também como mãe.

Minha filha é apaixonada por coisas naturais. Também gosta de porcarias, claro, mas é louca por verdurinhas, leguminhos e frutas, pq ela sabe que fazem bem, sabe que gosto têm, ela mesma me sugere as preparações e vira e mexe quer ajudar. Não é todo dia que eu deixo, mas pelo menos umas duas vezes por semana escolho um jantar mais fácil de fazer, justamente pra eu poder contar com a "ajudinha" dela. E ela ajuda meio que atrapalhando, às vezes, mas se diverte.

Ontem fizemos salada de frutas.

Cortando mamão

   Maçã


                                                                          Manga e uva


     Abacaxi, banana, melão


             No final, como não tinha suco de laranja, colocamos um suquinho de goiaba e aí está a salada de frutas inteiramente feita pela pimpolha!


Viu que dá? Tenta!

4 comentários:

  1. Muito legal!!! Vou tentar fazer com Mônica!

    ResponderExcluir
  2. A minha come frutas só não come nada de verduras q q eu faço?

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com você. Meus filhos sempre tiveram acesso a frutas, eu como frutas, meu marido tb come, mas eles não. Não temos tempo de ficar fazendo receitas com eles, trabalhamos fora e fica muito difícil, essa receitinha q vc tem tempo de fazer de noite eu não tenho, nem por isso deixo de mostrar pra eles frutas e colocar na lancheira... acho q vc não pode generalizar que eles não comem por isso e isso ou aquilo, cada caso é um caso...

    Elisa

    ResponderExcluir
  4. Querida, amei o blog. Vc sabe que meu caso com Sofia é bem diferente também, mas concordo plenamente com vc em tudo que disse. Se não der durante a semana, que seja no fim de semana, né? Eu, por exemplo, por enquanto só pedi ajuda a ela pra fazer o que ela adora, ou seja, doces (biscoito, bolo), mas a banana com mel - e ela come SÓ banana e nem por isso fico preocupada - ela corta já sozinha. Até comprei um kit de mini-talheres para ela poder cortar sem muito perigo. Agora, os vegetais... tá aí, vou pedir, na próxima vez, para ela me ajudar a preparar o que ela gosta mais: quiabo! kkkkkk

    ResponderExcluir

É o maior prazer ler seu comentário! =]