segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Alquimia das Ervas na Minha Canja MUDÉRNA!

"Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém..."

Quem nunca recebeu da avó um prato de sopa de arroz molinho com frango desfiado, cenoura e batatas picadinhas fumegante em resposta a um dia de espirros? A canja é um ícone de todos os tempos e de muitas culturas. Por algum motivo, muitos povos parecem achar que caldo de frango quente faz bem pra saúde. E eu sou mais uma que concorda: nada pode trazer mais aconchego do que um bom prato de sopa quente, especialmente se voce estiver gripado, derrubado, exausto e se o dia for frio e chuvoso. Ai, que combinacao deliciosa. 


Mas eu acho que o velho arroz-frango-batata-cenoura pode ganhar umas combinacoes mais atuais e efetivamente funcionais. Por exemplo, se voce estiver cansado, precisando de animo, por que fazer um pratinho xoxo? Muitas coisas podem te ajudar, muitas ervas podem fazer voce render melhor. O gengibre pode te dar um pique, a salsinha e a cebola podem te fornecer uma vitamina C extra muito útil; batata doce pode te dar um combustivel instantaneo se voce ainda tiver que malhar nesse mesmo dia e estiver sem um pingo de coragem.


Entendem o que eu quero dizer? 


Tá com o nariz entupido, gripou? Use uma pimenta no tempero da sopa, que desentope naruz e abre as vias aéreas, alho, que tem propriedades antibioticas , agriao, que é expectorante... Vc termina o prato de sopa renovado, o nariz funcionando, a pimeta dando uma acelerada no metabolismo, o frio passa...Nao tem pra onde correr, é revigorante! =)


Quer relaxar de uma vez pra dormir? Tempera com alecrim ou hortela, limao e nao coma muito, pode nao usar arroz, substituir por alguma verdura sem carbo... Voce termina o prato confortável, sem aquela sensacao de barriga pesada, relaxado, dali a uma horinha vai dormir confortavelmente e acordar com fome no dia seguinte, disposto a tomar um café da manha decente, que é o ideal. 


Hoje o marido acordou gripado, garganta pinicando, nariz todo entupido... E na hora decidi fazer uma canja-curry pra dar um levante nele. =)




Canja MUdérna da Carol


Para umas 3 pessoas:


1 peito de frango sem pele 
1 cebola grande
1/2 pimentao vermelho
1/2 pimentao amarelo
Uma xícara de massinha pequena (tipo ave maria ou argolinhas, ou mesmo aletria quebrado) ou macarrao japones
1 colher de chá de curry
1 litro caldo de frango (o caldo que sobrou daquele frango de panela que vc fez ontem, joga água nele e vira caldo de frango!)
Salsinha
Cebolinha
150 a 200 ml de leite de coco








Pique cebola, pimentao e os verdes bem picados. 
Refogue em azeite em fogo alto (de preferencia numa wok) a cebola e os pimentoes e em seguida o frango, só pra selar e dar aquela mucrodouradinha, pode deixar ele mal passado. 
Adicione o caldo de frango fervendo, o curry em pó e a massa. 
Deixe ferver o tempo que a massa tiver que cozinhar, e só acompanhar no pacote. Um minuto antes do tempo acabar, jogue o leite de coco e metade das ervas picadas. Acerte o sal.
Ao servir, salpique o resto dos verdinhos picados. 

Na foto da minha beleeeza de celular, abstraiam! E sem ervinhas salpicadas ainda, que só lembrei depois =/




O leite de coco ajuda a dar um pique que vcs nao acreditam! Tentem!









2 comentários:

  1. Carol, entra nesse link para ver a foto do golden curry que postei no FB... é maravilhoso!! Se vc colocar na sopa, vai desentupir ate a alma do maridão....
    http://www.google.com.br/search?q=curry+japones&hl=pt-BR&rlz=1R2SKPT_pt-BRBR449&biw=1441&bih=525&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=H-CuTpenHsnVgQeBuZzqDw&sqi=2&ved=0CFoQsAQ

    ResponderExcluir
  2. Entrei, parece bom! Adooooooro curry!

    ResponderExcluir

É o maior prazer ler seu comentário! =]