terça-feira, 25 de outubro de 2011

Salada de Feijao Branco e Atum

Queridos, ainda estou sem acentos no teclado do marido - nao sei lidaaaaar! - , só achei o agudo e olhe lá. Entao relevem MESMO.

Entao, está oficialmente aberta a temporada de saladas nesta casa! Adoro quando o clima de verao vem chegando e o pique pra saladear volta com forca total! Pq, convenhamos, lavar milhoes de vegetais na água fria do inverno dói a alma, né?

Hoje a bola da vez é uma salada de feijao branco com atum.

A mesmice do feijao de todo dia pode fazer muita gente torcer o nariz a primeira vista pra idéia do feijao branco com atum, mas digo só uma coisa: é BRILHANTE. E parte do hábito de comer saudável é isso, é criar coisas diferentes, dar roupagens novas aos mesmos ingredientes, inventar.  Fica muito bom e surpreende!


Me perdoem a fotinho esdruxula de celular, minha máquina continua nas cucuias.


Salada de Feijao Branco e Atum

500 gramas de feijao branco
1 e 1/2 cebola grande
3 dentes de alho
2 latas de atum
Azeite e.v.
Salsinha fresca
Alfavaca
Uns 3 limoes
Sal


Deixe o feijao de molho de um dia pro outro, jogue a água fora, cozinhe por vinte minutos em água nova com sal na panela de pressao. Escorra e reserve.
Tempere um refratário com azeite de oliva (umas 6 colheres), o alho amassado, as cebolas em plumas, o limao, a salsinha e parte da alfavaca picadinhas (reserve umas folhinhas pra decorar). 
Jogue em cima o feijao ainda quente (assim a cebola e o alho perdem um pouco da "potencia", nao se preocupe!), misture, acerte o sal, vá provando e, se necessário, acerte o tempero a seu gosto. Também vale colocar alecrim, tomilho, cebolinha... vá provando e invente a seu gosto, que a coisa funciona assim, mesmo, esse é o barato de cozinhar!


Guarde em geladeira e tire uns 10 minutos antes de servir, sirva frio. Fica muito mais gostoso. 

Só pra constar:


O feijão branco é uma leguminosa que é rica em folato uma vitamina do complexo B necessária para reprodução de novas células como também para a produção normal dos glóbulos vermelhos e prevenção da anemia, além disso possui proteínas de alta qualidade, proteínas completas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para manter a saúde do indivíduo. Minerais como magnésio, fósforo, cobre e ferro também constituem essa leguminosa.
O feijão branco é também rico em amido resistente que além de ajudar na perda de peso através do aumento da saciedade, contribui para reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue e para o benefício da flora intestinal.
(fonte: www.nutricaoemfoco.com)

O atum é rico em omega 3 e acidos graxos, ótimo pra ganho de  massa muscular e, junto com o azeite extra virgem, ajuda as arterias a se manterem saudáveis. 

Precisa de mais motivos? ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]