quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Massa de Abobrinha

Vegetarianos ou pessoas que simplesmente querem reduzir carbo: vinde!

HAHAHAHAH!

Tenho o milagre para suas vidas! MASSA DE ABOBRINHA!

Ganhei essa receita de minha amiga Fabíola e, desde a primeiríssima vez em que fiz, nos apaixonamos. Não eu e Fabíola; eu me refiro à massa, tá?

Ela é ótima, você não diz que está comendo abobrinha e fica realmente beeeem saborosa. Na pizza fica PERFEITA.

E, como alquimia de cozinha tem mais é que ser aprimorada, modificada, reinventada e difundida, meu querido amigo facebookiano Rogério Wanis, pra quem eu passei a original há um tempinho, testou, pintou e bordou em cima e desenvolveu um HAMBURGUER VEGETARIANO que só de ver eu babei.

Morry. A foto é do Rogério, mas merece um "bênça, mãe", não merece? Misericórdia, tá muito apetitoso, cara! 

A foto abaixo é de pizza feita com a massa, também é do Rogério - pq eu não tive a dignidade de tirar uma foto que prestasse, confesso que as dele ficaram muito melhores que as minhas e eu tô sem uma máquina que preste, então relevem.



E vamos ao que interessa!!!







Massa de Pizza de Abobrinha da Fá

Ingredientes

- 3 abobrinhas médias raladas 
- 2 colheres (chá) de sal - EU, Carol, uso uma e acho que tá bom!

- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado - por favor, não use de pacote.
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de orégano desidratado 



Modo de preparo

Numa tigela coloque as abobrinhas raladas, tempere com sal e deixe descansar por 15 minutos. 




*atenção, deixa eu especificar essa parte a seguir: TEM que ser num pano, não serve peneira; TEM que esperar quinze minutos pra sorar bem e TEM que espremer bem, senão a massa fica uma melequeira só!*

Num pano limpo, coloque as abobrinhas raladas e esprema até retirar todo o líquido (despreze o líquido). Transfira a abobrinha ralada e espremida para uma tigela e misture ovo, queijo parmesão ralado, farinha de trigo e orégano desidratado. Amasse bem com as mãos fazendo uma massa bem compacta. 

Numa fôrma de pizza, virada de ponta cabeça e untada com azeite, coloque a massa e abra com o auxílio das mãos (ou as costas de uma colher). Leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 15 minutos. 

Com o auxílio de uma outra fôrma (untada com azeite), vire a massa e leve ao forno novamente a 250º C por 15 minutos para assar do outro lado. 


Prepare a pizza a gosto. Leve novamente ao forno quente, por mais 10 minutos. Retire e sirva.


Ela fica ABSURDA. Pro hamburguer eu não sei o que o Rogério usou além de molho de tomate, vou esperar ele vir contar, mas digo desde já que mesmo sem alterações, já rola! Hamburguer, croquetes e almôndegas.

Outra: tb dá pra fazer iscas com isso. "Pingue" numa assadeira untada umas pelotinhas de massa e deixe assar, vire e termine de assar. Sirva com cerveja e corre pro abraço!

Beijocas!

4 comentários:

  1. O molho:
    1 lata de tomate pelado
    1 dente de alho (grande)
    duas colheres de chá de sal e uma de açúcar
    1 colher de sopa de orégano
    1 pitada de pimenta do reino
    1 colher de chá de aceite balsâmico
    1 colher de talo de aipo triturado**

    * Aquele das abobrinhas foi feito com tomates naturais: corte a parte de cima do tomate (ligada ao caule) de forma bem rasa. Depois faça cortes superficiais como se fossem gomos, apenas para ultrapassar a casca. Coloque os tomates com a parte cortada voltada para cima numa panela de pressão de 4,5 L. Cubra o fundo da panela com os tomates e depois cubra os tomates com água. Deixe cozinhar na pressão por 20 min. Desligue o fogo e libere a pressão da panela para abrir. Retire os tomates com cuidado, retire as peles e siga a receita. Os tomates italianos são ideais. A água que fica na panela é dispensável mas aquela que minará do tomate será importante para dar volume ao molho.
    ** O Aipo é ingrato pois é vendido em grande quantidade e usamos só um pouco. Sendo assim, trituro tudo de uma vez e guardo no freezer para ir usando.

    Refogue o dente de alho amassado/socado e o aipo com um pouco de manteiga e azeite.
    Enquanto isso, misture todos os demais ingredientes do molho com o tomate pelado. Amasse bem os tomates ou bata-os levemente no liquidificador - não bata muito para que o molho fique rústico, caseiro - é importante que sobrem alguns pedaços de tomate.
    Quando o alho/aipo começar a dourar, despeje vagarosamente o tomate já misturado com os outros ingredientes e deixe apurar.

    Sobre essa receita: um pouquinho aqui e ali e fui chegando ao meu termo. Como disse a Carol, cada um vai fazendo a sua alquimia!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, Rogério! Adorei a dica do alho!

    ResponderExcluir
  3. Não se assuste com o gosto forte do aipo. Ao ser refogado com o alho, deixará apenas um leve "bouquet"!

    ResponderExcluir

É o maior prazer ler seu comentário! =]