quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Celíacos Pooooodem! Panquecas de Mandioca!

Pra vc ver, né, a pessoa dentro de casa num dia chuvoso... Tem que inventar. Claro.

Aí, inspirada nos meus queridos amigos celíacos, decidi me desafiar a criar um petisco sem glúten que seja delicioso, fácil e versátil, pra impressionar e não deixar nada a desejar às receitas tradicionais com farinha de trigo.

Mal vinte minutos tinham se passado e eu já estava comendo as primeiras panquequinhas. De-li-ci-o-sas!

Vcs sabem do meu drama sem máquina que preste, né? Relevem. Façam, façam, juro que ficou delicioso!

Ingredientes:
1 xíc e 1/2 farinha de mandioca (crua, não tostada) 
1 colher de sopa de manteiga clarificada 
1 colh sopa de azeite
1 ovo gde 
Sal marinho
Pimenta do reino 
Coentro
Leite Q.B. 

Misture tudo, acerte sal e tempero e deixe descansar por uns 30 minutos, mexendo de 5 em 5 e colocando mais leite se ficar duro. O ideal é uma massinha grudenta, e que dê pra moldar com duas colheres, sabem? Ou seja, é molinha mas que não escorra. 
Acomode as colheradas de massa em uma frigideira teflon modelando pra seguir mais ou menos pra forma de um círculo, mas sem grandes neuras! Cuidado pra não grudar, se achar que deve pincele azeite (mas cuidado porque a massa "chupa" óleo!) na frigideira, mas caso contrário, só se certifique de deixar os dois lados douradinhos!
Retire e sirva com o que quiser. O coentro deixa um gostinho maravilhoso de praia, peixe, frutos do mar... E a textura da massa se assemelha a massa de coxinha, imperdível!!!

Eu servi com carne seca acebolada pq eu tinha recheio pronto pras quiches, mas acho que camarão seria o acompanhamento perfeito. Aaaaaaaaaaai delícia!

Depois me contem! COMENTEM!
Qq coisa, tamos aê!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]