segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como Eliminar os Agrotóxicos dos Vegetais

Eu lembro que quando eu era pequena havia um verdadeiro FRENESIIII com essa coisa de lavar vegetais. Tinha que ficar de molho no limão, no cloro, no vinagre, pra livrar da CÓLERA. Vcs lembram da cólera? Minha  mãe se borrava de medo.

Hoje os tempos mudaram e eu tenho MAIS medo dos pesticidas do que da cólera. Hehehe. É muito agrotóxico e as hortaliças e hortifrútis crescem com tanto aditivo que na hora de consumir dá medo!

A melhor opção, claro, é consumir orgânicos. Orgânicos, pra quem não sabe, são cultivados sem aditivos, pesticidas, agrotóxicos e em solo igualmente livre disso.

MAAAAAAAAS... Sejamos realistas. Os alimentos orgânicos são REcaros e, na maioria dos lugares, a gente não acha ainda tudo o que precisa orgânico. Então, que que nóiiiis, míseros consumidores cRasse média brasileira, faiz?

Acontece que tem um jeito de eliminar a maioria dos agrotóxicos do que a gente come. E é um jeito simples, até.

Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro d'água. Molho por meia hora e depois lavar em água filtrada e estamos prontos pra luta.

Se liga:


Morango

Ele é um dos maiores reservatórios de agrotóxicos. Para amenizar esse problema, procure deixar a fruta de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora. Essa mistura bota para correr uma parcela das substâncias perigosas. A receita é simples: coloque uma colher de sopa do bicarbonato em um litro de água. Depois do banho na solução, lave os morangos em água corrente.

Banana

Pode ficar tranquilo: ninguém degusta a casca da banana e é lá que se depositam os agrotóxicos. Ao jogá-la no lixo, você também manda embora o veneno.

Mamão

Como a gente costuma só aproveitar a polpa, cai o risco de se contaminar com as substâncias nocivas. Por segurança, procure apenas lavar o mamão antes de abri-lo. Assim você zera a possibilidade de que a faca rele no agrotóxico da superfície e o leve junto para a polpa.

Laranja

A casca da fruta consegue protegê-la dos agrotóxicos. Então, basta livrar-se dela e consumir apenas a polpa para tirar proveito das vitaminas.

Maçã

Os especialistas não aconselham descascá-la, porque é na casca que estão muitas das fibras que tornam a fruta tão saudável. Por isso, procure deixar a maçã de molho na solução de água mais bicarbonato de sódio (utilize uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água).

Batata

Tirar a casca dela é o jeito mais seguro de reduzir a quantidade de agrotóxicos. Se preferir, pode-se recorrer ao mergulho de até meia hora na solução de água e bicarbonato de sódio (a receita é uma colher de sopa para cada litro de água) ou utilizar uma escovinha para limpar a casca.

Cenoura

Ela é um dos vegetais que apresentam menos resíduos de agrotóxicos (embora o produto seja usado em seu cultivo). Para garantir sua segurança, utilize uma escova e água corrente na hora de fazer a limpeza da casca.

Tomate

O recado é consumi-lo assim que ele amadurece. Quanto mais passa o tempo, maior a chance de os venenos se dissiparem. Para dar adeus ao agrotóxico, você também pode descascá-lo.

Verduras

Não tem jeito: para aproveitar rúcula, alface, escarola e companhia, sem medo, mergulhe-os numa solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora (utilize uma colher de sopa do bicarbonato para um litro de água). Depois do banho, lembre-se de lavá-los bem em água corrente.

Fonte : http://saude.abril.com.br/edicoes/0309/nutricao/retire-agrotoxico/pag-01.shtml


Agora, quanto à cólera, o lance é o seguinte: antes do procedimento com o bicarbonato, tem que fazer a lavagem correta dos vegetais. Assim, ó:


Como lavar as verduras e legumes? 

Para legumes, geralmente a simples lavagem com água corrente já é o suficiente. Para as verduras (folhosas), principalmente as abertas, devemos tomar outros cuidados simples, mas importantes.

A lavagem de verduras é muitas vezes apresentada de forma muito complexa, deixando as pessoas confusas, fazendo com que elas desistam de realizar a lavagem. Aqui nós explicaremos alguns métodos muito simples e rápidos, que são suficientemente eficazes:
  1. Lavagem com solução de vinagre – basta colocar os vegetais em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Após meia-hora, retire os vegetais e lave-os com água corrente. O meio ácido faz com que as larvas e ovos, assim como as amebas, se desgrudem dos vegetais e se desprotejam, não matando os mesmos, que devem ser retirados com a água corrente.
  2. Lavagem com água sanitária – coloque os vegetais imersos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio), por 15 minutos. Após feito isso, lave-as com água corrente. O cloro mata as larvas e bactérias, sendo uma opção mais segura. Porém, o cheiro residual do cloro pode permanecer nos alimentos, apesar da lavagem com água corrente.
  3. Lavagem com solução com hidrosteril – é um produto encontrado em supermercados e farmácias, sendo um composto de cloreto de sódio e permanganato de potássio. É uma boa opção de uso, sendo eficazes por matarem as larvas e bactérias.
Fonte: www.cultivando.com.br

Vale recomendar: descartem as folhas mais externas de alfaces e folhas em geral. Elas são as que mais tomam banho com essas agüinhas suspeitas por aí, acabam tomando todas as sujeiras. E a lavagem deve ser feita FOLHA A FOLHA.

Depois o bicarbonato e, aí sim, correr pro abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]