terça-feira, 13 de setembro de 2011

Manteiga Clarificada - Ghee

Comentei no FB que tinha feito uma enorme cagada na minha pia fazendo três kgs de manteiga clarificada de uma vez e despertei curiosidade. Acontece que nem todo mundo sabe o que é, e é uma coisa tão fácil e uma informação tão rica que a gente tem mais é que passar pra frente. Hahahahahah!

A manteiga clarificada é um ítem estratégico na cozinha, um desses truques que fazem uma diferença enorme. Ela demora mais a queimar, resiste mais a altas temperaturas - o que nos permite um tempo maior pra executar o prato no fogo.

Já nutricionalmente falando, a clarificação é um processo que retira as impurezas da manteiga, tornando a gordura mais limpa. Ou seja, de uma maneira ou de outra, é matar dois coelhos com uma cajadada só, cachay, amigo? Você consegue cozinhar melhor e é bom pra sua saúde!

Vou chamar Camilete pra vir falar sobre o ghee aqui. Ela vai gostar.

Enquanto isso, ensino a fazer uma clarificadinha básica (a Camila deve saber mais do que simplesmente isso, depois ela conta pra vcs):

Coloque a manteiga (sem sal) em uma panela em banho maria ou fogo baixíssssssssimísssssimo e deixe derreter toda até ficar líquida, mas sem ferver.
Despeje num pote de vidro e espere uma horinha pra decantar.
A espuma branca que ficou em cima é o veneno, são as impurezas, retire-a e descarte.
O branquinho lá embaixo são as proteínas do leite, parece.
A parte amarela é gordura pura. Enjoy! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]