terça-feira, 27 de setembro de 2011

The Lunchbox

Lembro dos lanches do colégio quando eu era pequena: quase todo mundo levava Fandangos. Anos 80/90, febre daqueles pacotões com cinco pacotinhos... Era suco de qq coisa (Maguary cheio de açúcar refinado), um desses pacotinhos e foi. Ou então um potinho com 3 biscoitos recheados  ou um monte de "Queijinho" e, no máximo, um iogurte, uma tangerina ou maçã... Quase todos os meus amigos levavam isso. Era outra época, não havia tanto material mostrando os problemas silenciosos: crianças com colesterol alto, diabetes, superobesas - frutos da mega industrialização e da praticidade que os anos 70 e seus microondas, pacotes de plásticos e Tuppewares trouxeram.

Eu, no entanto, sempre fui gordinha e levava o lanche "de dieta" que minha vó preparava: ricota amassadinha temperada e cream crackers; tomate cortado ao meio com sal; salada de frutas; pão com cenoura ralada e queijo branco amassado e café com leite (leite com umas gotas de café, na verdade, hehehe). Cada dia era uma coisa diferente e eu, embora às vezes me sentisse um E.T. quando minhas amigas sentiam subir o cheirinho de ricota, azeite e orégano do meu Tuppeware e tinham ânsia de vômito, curtia muito. Lógico que às vezes eu olhava com certa inveja os potinhos delas, mas no geral o que acontecia era que eu olhava, olhava e não entendia como elas iam aguentar a fome até as cinco da tarde com míseros 3 goiabinhas na barriga. Isso QUANDO comiam, a maioria das coisas voltava intacta. Hahahah!

Hoje eu vejo na escola da minha filha que a consciência dos pais é infinitamente maior: nós, os trintões (ou quase, hehe), somos frutos daquela época Elma-Chips e sentimos na pele o que uma alimentação ruim faz com você. Hoje a gente se cuida e dá muito mais valor a uma alimtenação boa, o que consequentemente faz com que nossos filhos sejam crianças bem melhor alimentadas.

Paradoxalmente, quando a gente cresce acontece um retrocesso e levar comida pro trabalho é visto por muitos com cara de nojinho. Quentinha não é chique.

Quanta besteira.

Levar a própria comida te salva de cada furada... Sem falar no tempo economizado. Aquela fome no meio da tarde, no escritório. Ao invés de descer pra rua e subir com coxinhas ou italianos pooodres de brancos e gordurosos, pq não umas azeitonas temperadas com uns queijinhos e peito de perú pra acompanhar?

Aqui abaixo vai uma sugestão. Montei essa tabuinha pro marido e eu comermos agora de noite vendo filminho, mas no meio do caminho me surgiu a idéia de mostrar pra vcs a versatilidade da coisa. Colocar ela em potinhos te salva BONITO um dia inteiro na rua (sem as principais refeições)! E capaz que sobre, ou que vc consiga dividir com um amigo (sempre rola aquela oferecida básica pro colega torcendo pra ele não aceitar, né? Colocando um pouco mais vc não precisa torcer pra que a resposta seja não, pode ceder um queijinho sem problemas! Hehehe!).


A tabuinha... Azeitonas temperadas (extra apimentadas), queijo, peito de peru, pepino, pêra portuguesa.




Indo pro pote.



Azeitonas indo pro pote.



Queijo e presunto por cima da azeitona temperada - pra eles pegarem a pimentinha!



Na hora do vamos ver, lembrei que pêra escurece, e coloquei uma maçã pra ilustrar: é melhor a fruta inteira, neste caso de frutas que escurecem.





Sacola térmica fechadinha!

Me diz que não dá pra ir comedo durante o dia todo sem precisar comer porcaria por aí? MARA!

A parte mais complicada é fazer isso todos os dias, exige disciplina e uma disposição que às vezes é difícil encontrar, mas vamo que vamo que dá.  Hehehe.

Sem esquecer que, se vc mora no Rio e em Niterói, eu posso fazer isso pra vc. Liga e vamos conversar!

=]

Bjocas

Carol Kalil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]