domingo, 11 de setembro de 2011

Tabule de Quinoa

Esse prato eu sempre executo por pedidos, seja de cliente, seja do marido... Mas geralmente faço com trigo, mesmo.

Essa versão, com quinoa no lugar do trigo, é uma opção para celíacos e pessoas com quaisquer restrições a glúten. Fora que é turbinadíssima, por causa de toooodas as propriedades da quinoa.

Eu acho as duas versões igualmente maravilhosas, mas vou postar a de quinoa aqui pq essa foto, do curso de Gastronomia Funcional que Roberto Marcílio deu hoje no CBAN, ficou maravilhosa! E essa foto foi tirada com celular... Mas ficou tãaaaao linda que quis postar! Feito por mim e pela Camilete Lucineide! Delíiiiicia de tabule!



Tabule de Quinoa

250 gramas de quinoa
3 a 5 tomates
2 a 5 pepinos
1 cebola média
hortelã
azeite
limão
salsinha
cebolinha
sal marinho

A variação dos ingredientes faz parte da minha maneira de cozinhar, eu raramente fico engessada nas quantidades das receitas. Se são dois tomates enormes, dá no mesmo serem quatro pequenos, entendem? E tb eu gosto de ervas e cebola, bastante.

Essa receita não era minha, então não está feita exatamente à minha maneira, mas ficou deliciosa do mesmo jeito. Eu colocaria umas cinco vezes a quantidade de hortelã que levou - diz-se que no tabule a cor verde da hortelã deve predominar.  Mas ficou MARA!

Coloque a quinoa para cozinhar no dobro de água (250 quinoa, 500 de água) em fogo baixo a partir do momento que ferver. Demora uns vinte minutinhos, igual ao arroz. Observe se ela toda soltou a "minhoquinha" do grão, é sinal de que está pronta. Não fique mexendo a quinoa e nem a lave antes! Mexer irá deixá-la empapada, lavar antes tira algumas das proteções naturais da planta que nos fazem bem - não lavar sendo quinoa orgânico, claro. Não sendo orgânica, lave.

Depois de cozida, retire do fogo, coe e deixe esfriar.

Pique os tomates e pepinos sem sementes, a cebola, as ervas, tudo bem picadinho. Tenha paciência, é importante picar bem pequenininho, tudo do mesmo tamanho. Fica mais bonito e dá uma textura ótima ao prato. =]

Junte os vegetais com a quinoa e tempere com azeite e limão a gosto. Cuidado, por já ter colocado sal na quinoa, mas acerte o sal.

Coloque numa travessa bonita e corre pro abraço! DELÍCIA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]