domingo, 25 de setembro de 2011

Tempero Pronto - Pra Que???

Cozinhar. Tem gente que acha difícil. E tem gente que se apega a umas facilidades que me enchem de horror.

Uma delas é o famoso tempero pronto - que eu carinhosamente chamo de Saralho. Um pote cheeeeio de sal, basicamente. E com uns três dentinhos de alho.

Não, agora é sério, superando o horror que eu sinto por essas porcarias industriais, vamos conversar. Tem um truque que eu uso aqui em casa que facilita muito a vida de quem quer seguir um caminho mais natural.



Dou todo o valor do mundo a temperos caseiros. Fazendo o nosso a gente faz do nosso jeito, adaptando ao gosto da família e tudo o mais. Não há motivos pra usar esta porcaria de Saralho, convenhamos. Além de ser sal puro ele simplesmente não tem um milésimo da alicina do alho in natura e consequentemente não tem é gosto nenhum. E mais, neles, os temperos prontos, as propriedades do alho - que não são poucas e são MARAVILHOSAS - se perdem, devido ao tempo. Alho é rico em alicina, uma substância que, entre outras coisas, inibe o surgimento de fungos e bactérias. Esse papo de alho "limpar o sangue" não é balela da vovó, não.



"O componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.
    Depois de inúmeras análises químicas, os cientistas chegaram à conclusão de que a grande riqueza do alho se encontra nos seus componentes - mais de trinta já foram isolados - especialmente nos derivados de enxofre (sulfatados). Entre eles, o mais importante é, sem dúvida, a alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo. E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta.

    Experiências comprovam que a alicina é um antimicrobiano poderoso. Atua, por exemplo, na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros o vírus da gripe. Na China, estão estudando há mais ou menos três anos o efeito do extrato injetável do dialil sulfeto, outro dos componentes do alho, contra o citomegalovírus e alguns outros tipos do vírus causadores do herpes, muitas vezes presentes em transplantados, devido à queda do sistema imunológico. Embora a ciência não saiba precisar com exatidão como funcionam os compostos sulfurados, os pesquisadores acreditam que eles atuem diretamente no núcleo dos vírus, impedindo sua proliferação. Dessa mesma maneira, a alicina agiria contra bactérias e fungos como a "Candida albicans", responsável pela candidíase ou sapinho.
    
Outros estudos, porém, apontam nos derivados do enxofre um efeito diferente, mas igualmente benéfico: o fortalecimento do sistema imunológico, com o aumento do número de linfócitos T, uma das mais combativas células de defesa do sangue. Dessa forma, a proliferação dos microorganismos também ficaria prejudicada."



Não é difícil fazer seu próprio tempero em casa. Vc só precisa ficar com a mão fedorenta (gente fresca odeia cortar alho e cebola, né? HAHAHAHAH!) uma vez a cada dez dias, mais ou menos.

Compre uma boa quantidade de alho (1kg, 1/2 kg, o quanto que vc achar que baste). Destaque os dentes e, numa superfície, bata com uma coisa firme, como uma faca deitada ou o fundo de um pote, de LEVE. As cascas soltam fácil assim. Em seguida, jogue os dentes num processador ou liquidificador junto com um pouco de azeite e bata até triturar. Eu prefiro fazer num pilão, acho mais delícia, mas nada impede que vcs, pessoas normais e práticas que não passam a vida esperando fornadas ficarem prontas, batam isso num processador e consigam o mesmo resultado. 

Processe até o ponto que vc preferir, ou mais pra pasta ou mais picadinho. Eu prefiro mais picadinho, acho mais interessante... Mas tb eu amo alho, cara. Quase todas as vezes em que vc me encontrar, eu vou estar, provavelmente, cheirando a alho. 

Transfira essa mistura para um pote DE VIDROOOOOOOOO, de preferência ESCUROOOOOO, cubra com azeite - cubra mesmo, sem mesquinharia, o azeite é o que conserva - tampe e voila, terás alho prontinho pra quando vc quiser pelos próximos 10 dias, em média. NA GELADEIRA. 

Se vc quiser ser bem ninja, vc pode, inclusive, claro, temperar o alho. Salsinha, cebolinha, pimenta, o que vc quiser. 

Não mantenha fora da geladeira. Depois de um tempo, quando a alicina perde o "poder", vira um poço de bactérias, a mistura, podendo inclusive desenvolver botulismo. 

E não compre esses potes de alho picado puro prontos pq:

1 - Geralmente são cobertos com óleo de soja 
2 - Pra conservar eles colocam tanto ácido ascórbico que a parada fica com um gosto HORRÍVEL de limão artificial. Não vale a pena, cara. Se vc tentar torrar esses alhos de pote (alho picado, puro) eles SEQUER torram, de tanto conservante!

E viva o natural! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o maior prazer ler seu comentário! =]